Infraestrutura de rede sem fio

O que é o serviço de infraestrutura de rede sem fio?

É o serviço que disponibiliza aos usuários do IFSC (alunos e servidores) e aos visitantes acesso à Internet.

A rede sem fio no IFSC é identificada por quatro nomes (SSID):

  • IFSC-ADM
    • Voltada para servidores (técnicos e docentes) da instituição
  • IFSC-ALUNOS
    • Voltada para alunos da instituição
  • IFSC-VISITANTE
    • Voltada para visitantes esporádicos e eventos
  • eduroam eduroam-logo
    • Voltada para servidores e alunos do IFSC e de qualquer outra instituição de ensino e pesquisa que faça parte da federação eduroam. Servidores e alunos do IFSC poderão obter conectividade à Internet, através desta rede sem fio em qualquer câmpus do IFSC e em qualquer instituição de ensino e pesquisa que ofereça o serviço eduroam. Este mapa ilustra todos os pontos onde servidores e alunos do IFSC poderão fazer uso da rede eduroam.

A rede IFSC-ADM faz uso do protocolo 802.1x e para conectar nessa rede o usuário deverá fazer uso de sua conta institucional e senha. No caso de Bolsistas (@bolsistas.ifsc.edu.br) e Tutores (@tutores.ifsc.edu.br), devem fazer uso do CPF como login.

A rede IFSC-ALUNOS faz uso do protocolo 802.1x e para conectar nessa rede o usuário deverá fazer uso de sua conta institucional e senha. Os alunos poderão criar sua conta no Portal do Aluno do IFSC.

Para a rede IFSC-VISITANTE o usuário deverá solicitar uma senha temporária junto a coordenação de TIC da reitoria ou câmpus. Ao conectar na rede este usuário e senha deverão ser fornecidos em uma página web que será carregada automaticamente assim que o navegador web for executado.

A rede eduroam faz uso do protocolo 802.1x e para conectar nessa rede o usuário deverá fazer uso de sua conta institucional (incluindo o @ifsc.edu.br para servidores, alunos, bolsistas e tutores) e sua senha. No caso de Bolsistas (@bolsistas.ifsc.edu.br) e Tutores (@tutores.ifsc.edu.br), devem fazer uso do CPF como login. Os alunos poderão criar sua conta no Portal do Aluno do IFSC.

A Instrução Normativa 03/2015 dispõe sobre a infraestrutura de rede sem fio no âmbito do IFSC.

Suporte

Para suporte à rede sem fio o usuário deverá abrir um chamado no portal https://chamados.ifsc.edu.br ou enviar um e-mail para o suporte da CTIC do seu respectivo campus. Para usuários da Reitoria, o email é suporte.ti@ifsc.edu.br

Manuais para configuração da rede sem fio
(IFSC-ADM ou IFSC-ALUNOS)

Manual para configuração da rede sem fio eduroam

Os passos para configuração da rede eduroam são semelhantes aos passos descritos nos manuais das redes IFSC-ADM e IFSC-ALUNOS. A única diferença está em como informar o nome de usuário.  Para conectar nessa rede o usuário deverá fazer uso de sua conta institucional (incluindo o @ifsc.edu.br para servidores, alunos, bolsistas e tutores) e sua senha. No caso de Bolsistas (@bolsistas.ifsc.edu.br) e Tutores (@tutores.ifsc.edu.br), devem fazer uso do CPF como login.

A eduroam disponibiliza instaladores para Windows (XP, Vista, 7, 8, 8.1),  Mac OS X, iOS e Linux nesta página. Estes instaladores já configuram a rede eduroam em seu computador. Opte por estes instaladores, é a forma mais fácil de configurar a rede eduroam em seu computador.

Pessoas de outras instituições de ensino e pesquisa que participam da eduroam poderão acessar a rede eduroam no IFSC com as credenciais de usuários de suas instituições origem, especificando endereço completo (usuario@instituicao).

Veja aqui os locais que oferecem a rede sem fio eduroam no mundo.