Configurando rede sem fio no Windows XP

1 – Para iniciar o processo de configuração da rede sem fio, clique com o botão direito do mouse no ícone “Redes sem fio detectadas”, na barra de tarefas, e selecione “Exibir redes sem fios disponíveis”
Tela 01 XP

Tela 02 XP

2- Em seguida selecione “Alterar configurações avançadas”, na barra da esquerda

Tela 03 XP

3 – Selecione a guia ” Redes sem fio”.

• A opção “Usar o Windows para definir as definições de rede sem fios ” deve estar marcada
  • Clique em “Adicionar…” para configurar a autenticação da rede

Tela 04 XP

4 – Para configurar a componente de autenticação, selecione a guia “Autenticação”

• A opção “Ativar autenticação IEEE 802.1X para esta rede” deve estar marcada

Tela 05 XP

5 – Na opção “Tipo de EAP”, selecione “Protected EAP (PEAP)”

• Deixe marcada a opção “Autenticar como computador se houver informações disponíveis”
  • Clique em “Propriedades” para configurar as opções do protocolo de Autenticação

Tela XP

6 – Desmarque a opção “Validar certificado do servidor” e clique no botão “Configurar…”

Tela 07 XP

7- Desmarque a opção “Usar meu nome e minha senha de logon do Windows automaticamente (e domínio, se houver)” e depois clique em “OK”

Tela 08 XP
OBS. Para máquinas que realizam logon no domínio (geralmente computadores do IFSC), não há necessidade de desmarcar a caixa acima

8 – Selecione a opção “Habilitar Reconexão Rápida”

Tela 09 XP

9 – Clique “OK” em todas as janelas abertas para concluir a configuração da Autenticação

10 -  Para configurar a rede sem fio, selecione a guia “Associação”

Tela 10 XP

11 – Configurar “Nome de rede” (deve respeitar maiúsculo e minúsculo) , “Autenticação de rede”  e “Encriptação de dados”, e clicar em “OK”

• Nome da rede (SSID): IFSC-ADM ou IFSC-ALUNOS
    • Se desejar conectar na rede eduroam, informe eduroam como nome da rede SSID
  • Autenticação de rede: WPA2
  • Encriptação de dados: AES

OBS. Se o Windows XP não oferecer suporte ao WPA2, faça o seguinte:

1. Atualize o sistema operacional para oferecer suporte ao WPA2 a partir do link http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=1974
  2. Ou, atualize o service pack do sistema operacional para a versão 3 a partir do link http://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=24

Tela 11 XP

12-  Ao finalizar o processo descrito acima, deverá aparecer uma indicação no canto inferior direito com a seguinte instrução: “Clique aqui para selecionar um certificado ou outras credenciais para conexão a rede…”

Tela 12 XP

13 – Clique em qualquer zona do aviso para aparecer o pedido das credenciais.

• Inserir o nome do usuário e a senha da conta de acesso do sistema de autenticação, bem como o Domínio CEFETSC. Clique “OK”
  • Se desejar se conectar na rede eduroam, o nome do usuário também deverá conter o @ifsc.edu.br para servidores do IFSC ou alunos do IFSC.

Tela 13 XP

14 – Se tudo estiver correto, deverá aparecer um a indicação no canto inferior direito com a seguinte mensagem: “Conectado a …”