Serviço de e-mail

E-mail – Servidores do IFSC

O que é o serviço de e-mail para servidores?

É o serviço que permite aos servidores do IFSC enviarem e receberem e-mails institucionais através de contas pessoais e setoriais. Estas contas são criadas no momento em que o novo servidor faz seu cadastro no Sistema de Gestão de Pessoas e/ou através de solicitação ao suporte de TI para contas setoriais.

Como acessar

Para acessar os e-mails é utilizado a plataforma Zimbra através do endereço https://webmail.ifsc.edu.br . Caso sejam efetuadas mais de 10 tentativas de acesso com a senha errada o e-mail será bloqueado.

Suporte

Suporte para trocas de senhas pode ser obtido nas coordenações de TI dos Câmpus. Demais solicitações, incluindo criação de contas setoriais, devem ser feitas através do e-mail: suporte.ti@ifsc.edu.br.

E-mail – Alunos

O que é o serviço de e-mail para alunos?

É o serviço que permite aos alunos do IFSC enviarem e receberem e-mails através da plataforma Google Apps for Education. Estas contas são criadas através do Portal do Aluno – https://aluno.ifsc.edu.br/

Como acessar

Para acessar os e-mails é utilizado a plataforma Google Apps for Education através do endereço webmail.aluno.ifsc.edu.br .

Suporte

Para alteração de senhas deve ser utilizado o Portal do Aluno – https://aluno.ifsc.edu.br/. Demais solicitações devem ser feitas através do e-mail: suporte.ti@ifsc.edu.br.

Diretrizes para uso do serviço de e-mail do IFSC

O Capítulo IV da Resolução 01/2010/Colégio de Dirigentes apresenta diretrizes para uso do serviço de correios eletrônicos. Abaixo alguns pontos que cabem citar:

  • Art. 8 §1 – O uso pessoal é permitido desde que não provoque efeitos negativos para qualquer outro usuário, não viole ou prejudique o sistema de mensagens, não interfira nas suas atividades profissionais, não cause dano à imagem do IF-SC e não viole qualquer outra lei ou norma vigente.
  • Art. 8 §2 – Cada usuário é responsável por utilizar os serviços de correio eletrônico de maneira profissional, ética e legal.
  • Art. 9 – A DTIC mantém os dados das caixas de correio dos usuários em servidor próprio, atendendo aos preceitos relacionados no capítulo II desta resolução e disponibiliza o acesso às mensagens por webmail (serviço de rede que permite o acesso e a  administração da caixa de correio por navegador web) não se responsabilizando por qualquer problema provocado por outros clientes de e-mail.
  • Art.10 –  É proibido o envio de grande quantidade de mensagens (do tipo ‘corrente’ e mensagens em massa, comerciais ou não) via e-mail, grupos de discussão, fóruns e formas similares que possam gerar danos, congestionamento ou sobrecarga à rede ou às máquinas servidoras e que gerem desconforto, constrangimento ou prejuízo a outros usuários ou terceiros

Além das diretrizes acima, a Instrução Normativa 05/2015 estabelece critérios para a criação e utilização de e-mails no Instituto Federal de Santa Catarina.

Informações técnicas sobre os servidores de e-mail

  • Endereço do webmail IFSC
  • Endereços dos servidores de e-mail (informação usada na configuração de leitores de e-mail)
    • Servidor de envio de emails (SMTP)
      • Endereço: smtp.ifsc.edu.br
      • Porta: 465 ou 587
      • Mecanismo de segurança: SSL(465)/TLS(587)
    • Servidor para recebimento de e-mails (POP3)
      • Endereço: pop3.ifsc.edu.br
      • Porta: 995
      • Mecanismo de segurança: SSL/TLS
    • Servidor para recebimento de e-mails (IMAP)
      • Endereço: imap.ifsc.edu.br
      • Porta: 993
      • Mecanismo de segurança: SSL/TLS

Manuais do Zimbra Webmail

Lidando com e-mails de forma efetiva

Agenda

Backup de e-mails

Manuais para configuração de leitores de e-mails