Interno

INs – Instruções Normativas

Instrução Normativa 03/2014 – Estabelece critérios para uso de listas de e-mails institucionais, conforme política de comunicação do IFSC.

Instrução Normativa 03/2015 – Dispõe sobre a infraestrutura de rede sem fio no âmbito do IFSC.

Instrução Normativa 04/2015 – Dispõe sobre a política de aquisição e desfazimento de equipamentos de Tecnologia da Informação no âmbito do IFSC.

Instrução Normativa 07/2015 – Dispõe sobre a política de páginas web pessoais para docentes armazenadas nos servidores do IFSC.

Instrução Normativa 05/2018 – Estabelece critérios para a criação e utilização de e-mails no IFSC.

Instrução Normativa 01/2019 – Dispõe sobre o uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do IFSC.


CGTIC – Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação

Órgão colegiado de natureza consultiva e de caráter permanente em conformidade com as orientações emanadas pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Economia (SETIC/ME) e pelo Sistema de Administração e Recursos de Informação e Informática (SISP). O CGTIC é responsável por alinhar os investimentos de Tecnologia da Informação com os objetivos estratégicos e apoiar a priorização de projetos a serem desenvolvidos.

São atribuições do Comitê Gestor de TIC do Instituto Federal de Santa Catarina:

  1. Ser responsável pela governança e pelo alinhamento dos investimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação com os objetivos estratégicos e apoio a priorização de projetos a serem atendidos.
  2. Propor políticas e as diretrizes de Tecnologia da Informação e Comunicação para a melhoria contínua da gestão, em alinhamento à missão, às estratégias e às metas da Instituição;
  3. Propor o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC e zelar pelo seu cumprimento;
  4. Propor o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC e zelar pelo seu cumprimento;
  5. Analisar, supervisionar e priorizar, em conformidade com o PETIC e PDTIC, o planejamento anual de aquisições, contratações e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  6. Propor a criação de grupos de trabalho, comissões e/ou subcomitês para auxiliarem nas decisões do Comitê, definindo seus objetivos, composição, regimento e prazo para conclusão de seus trabalhos, quando for o caso;
  7. Propor alterações em seu Regimento Interno.

RESOLUÇÕES:

  • Resolução 01/2019 – Aprova regulamento sobre a hospedagem de artefatos pedagógicos na infraestrutura de TIC nos Campus e Reitoria do IFSC.
  • Resolução 02/2019 – Estabelece normas para utilização de serviço de Tecnologia da Informação para o setor educacional disponível gratuitamente em nuvem pública “Google for Education”.
  • Resolução 03/2019 – Aprova regulamento do Fórum de Tecnologia da Informação e Comunicação.

CGSI – Comitê Gestor de Segurança da Informação

É um órgão colegiado de natureza consultiva e propositiva que tem por finalidade planejar e coordenar as atividades de segurança da informação e colaborar com o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação – CGTIC no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC.

São atribuições do Comitê Gestor de Segurança da Informação do Instituto Federal de Santa Catarina:

  1. Propor as políticas e normas gerais de segurança da informação;
  2. Tratar questões ligadas à segurança da informação e propor soluções específicas;
  3. Incentivar a regulamentação das rotinas de segurança para uso e administração dos recursos da TIC de forma a garantir a confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações;
  4. Instituir e implementar a equipe de tratamento e resposta aos incidentes computacionais;
  5. Realizar e acompanhar estudos de novas tecnologias, quanto aos possíveis impactos na segurança da informação;
  6. Elaborar o Plano de Administração de Crises, Plano de Contingência, Plano de Recuperação de Desastres, Plano de Continuidade Operacional dentro do Sistema de Gestão da Continuidade de Negócios além da sua respectiva atualização;
  7. Analisar e emitir parecer sobre as propostas encaminhadas ao comitê pela DTIC;
  8. Apreciar e emitir parecer sobre os relatórios das atividades desenvolvidas;
  9. Subsidiar o Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação no tocante às políticas de sua área de atuação;
  10. Promover cultura de segurança da informação e comunicação.

FORTIC – Fórum de Servidores de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFSC

É um Fórum colaborativo dos servidores de tecnologia da informação e comunicação do IFSC.