Acesso Restrito a Questionário

Por padrão, o Limesurvey oferece algumas formas de acesso aos questionários, onde, basicamente, o questionário pode ter (1) acesso público, (2) acesso restrito a quem possuir um código de acesso (token) previamente cadastrado pelo criador do questionário ou, ainda, (3) acesso restrito com token mas com inscrição pública, permitindo que o usuário faça o auto-cadastro e receba o token por e-mail.

Com a utilização do plugin limesurvey-saml é possível aplicar uma outra forma de acesso, restrita a usuários do IFSC, onde apenas usuários com credencial válida no IFSC terá acesso ao questionário, sendo possível, ainda, utilizar as informações do usuário oriundas do IdP, após a autenticação, para aplicar uma restrição mais específica ao questionário. Assim, seria possível, por exemplo, aplicar restrições considerando o câmpus, curso, cargo ou segmento do usuário IFSC, entre outros, bastando que tais informações sejam liberadas pelo IdP. Atualmente, é possível apenas restringir o acesso por segmento (TAE, discentes e docente), mas outras possibilidades estão avaliadas.


Criar Questionário

A criação de novos questionários é efetuada da mesma forma que a realizada nas versões anteriores, onde os detalhes gerais do questionário deverão ser informados.

No entanto, a etapa de restrição do acesso ao questionário pode ser realizada somente após criado o questionário.


Ativar Restrição – Plugin

Uma vez criado o questionário, deve-se editá-lo, acessando as “Configurações Gerais”.

Entre as diferentes seções de configuração, deve-se acessar “Plugins” para se ter acesso aos parâmetros específicos da restrição de questionário. Inicialmente, tem-se a opção “Ativar plugin?” a qual deve ser alterada para “Sim” quando for preciso restringir o acesso do questionário a usuários do IFSC (discentes, docentes e TAEs). Dessa forma, mesmo usuários externos, sem vínculo ao IFSC, em posse ou não de token, não conseguirão acessar o questionário, uma vez que o acesso é intermediado pelo IdP do IFSC.

No entanto, se for preciso aplicar uma restrição mais específica, pode-se indicar o segmento em especial que terá acesso ao questionário, indicando-o na opção “Restringir acesso a um segmento?”. A figura a seguir exibe as opções citadas, onde, por exemplo, apenas usuários discentes do IFSC terão acesso ao formulário.


Por fim, as configurações devem ser salvas e o questionário ativado.


Ativar Questionário

A ativação é aplicada igualmente às versões anteriores do Limesurvey.

Ainda, no processo de ativação, pode-se optar pelo anonimato, onde o token de acesso é desvinculado da resposta, não sendo possível, assim, associar o respondente e sua resposta. Apenas é possível identificar quem respondeu (listagem de tokens) e as respostas separadamente.

Como o plugin utiliza o token para a restrição, é preciso escolher a opção de “Mudar para modo de acesso restrito” na etapa final da ativação do questionário. Caso contrário, os parâmetros definidos no plugin, serão ignorados.

Na página pública do Limesurvey no IFSC, disponível no endereço https://limesurvey.ifsc.edu.br, estarão os questionários ativos atualmente.

Ao escolher um questionário com a opção de acesso restrito, igualmente ao acesso a área restrita mencionado anteriormente, o usuário será redirecionado ao IdP IFSC, onde deverá efetuar a autenticação.

Assim, o usuário, mesmo autenticado, poderá ter o acesso ao questionário bloqueado caso não possua os dados indicados no configuração do plugin. Ex: TAE acessando questionário de discente.