Políticas, Planos e Modelos

Políticas, Normas e Planos

As Políticas englobam um conjunto de princípios e diretrizes que direcionam a TIC. Nelas estão definidos formalmente os papéis e responsabilidades envolvidos na tomada de decisão, princípios e  diretrizes que direcionam a TIC em diferentes dimensões necessárias para o alcance dos objetivos da TIC do IFSC.

As Normas estabelecem os conceitos, detalhando os passos a serem executados, e as obrigações a serem observadas para o cumprimento da Política. As normas serão publicadas como Resoluções ou Instruções Normativas.

Os Planos instrumentalizam o disposto nas normas ou políticas, permitindo sua direta aplicação no âmbito do IFSC.

Instruções Normativas

Regulamentos

Recomendações

Modelos

Os modelos contribuem para que as Instituições consigam implantar e melhorar a Governança e Gestão de TIC.

Cobit 5

O Cobit é um framework de boas práticas de governança e gerenciamento corporativo de TI. O Cobit 5 foi lançado em 2012, nesta versão a Tecnologia da Informação começa a ser tratada como unidade de negócio, incorporando frameworks Val IT e Risk IT.

Para saber mais sobre os estudos do Cobit na DTIC clique aqui.

ITIL

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um framework amplamente utilizado no setor de TI, como um conjunto de boas práticas e modelo de gestão de TI. A sua biblioteca vem sendo atualizada constantemente ao longo do tempo  e a versão atual é a ITIL V4 2019.

O ITIL é composto por 5 volumes que listam 26 processos e funciona como uma referência de caminhos e boas práticas para o gerenciamento de serviços, dando uma estrutura para que essas rotinas sejam aplicadas, existindo assim, uma constante melhoria nos serviços.