Políticas, Planos e Modelos
Políticas, Normas e Planos
As Políticas englobam um conjunto de princípios e diretrizes que direcionam a TIC. Nelas estão definidos formalmente os papéis e responsabilidades envolvidos na tomada de decisão, princípios e diretrizes que direcionam a TIC em diferentes dimensões necessárias para o alcance dos objetivos da TIC do IFSC.
As Normas estabelecem os conceitos, detalhando os passos a serem executados, e as obrigações a serem observadas para o cumprimento da Política. As normas serão publicadas como Resoluções ou Instruções Normativas.
Os Planos instrumentalizam o disposto nas normas ou políticas, permitindo sua direta aplicação no âmbito do IFSC.
Planos
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC)
Plano de Conformidade de TIC - Em desenvolvimento
Plano de Uso dos Recursos de TIC - IN 01/2019
Outros Documentos
Responsáveis legais pelos serviços e sistemas de informação e comunicação do IFSC
Critérios para a criação e utilização de e-mails no Instituto Federal de Santa Catarina - Revogada pela Resolução 03/2023 (Política de Controle de Acesso)
Critérios para a criação e utilização de sites em Núvem no IFSC
Documentação padrão para aquisições de bens e serviços de TIC
Equipe de Tratamento e Respostas a Incidentes Cibernéticos - CSIRT
Hospedagem de artefatos pedagógicos na infraestrutura de TIC nos Câmpus e Reitoria do IFSC
Regulamento do Fórum de Tecnologia da Informação e Comunicação - FORTIC
Instruções Normativas
Instrução Normativa 03/2014 – Estabelece critérios para uso de listas de e-mails institucionais, conforme política de comunicação do IFSC.
Instrução Normativa 03/2015 – Dispõe sobre a infraestrutura de rede sem fio no âmbito do IFSC.
Instrução Normativa 04/2015 – Dispõe sobre a política de aquisição e desfazimento de equipamentos de Tecnologia da Informação no âmbito do IFSC.
Instrução Normativa 01/2019 – Dispõe sobre o uso dos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no âmbito do IFSC.
Regulamentos
Regulamento CGD - Aprova, ad referendum, a criação do Comitê de Governança Digital do IFSC e aprova seu regimento - Resolução Conselho Superior 009/2021
Recomendações
Nota Técnica nº 1 – Restrição de Serviços e Funcionalidades para Contas de E-mail Setoriais
Nota Técnica nº 2 – Restrições na ativação de serviços em nuvem do IFSC
Modelos
Os modelos contribuem para que as Instituições consigam implantar e melhorar a Governança e Gestão de TIC.
Cobit 5
O Cobit é um framework de boas práticas de governança e gerenciamento corporativo de TI. O Cobit 5 foi lançado em 2012, nesta versão a Tecnologia da Informação começa a ser tratada como unidade de negócio, incorporando frameworks Val IT e Risk IT.
Para saber mais sobre os estudos do Cobit na DTIC clique aqui.
ITIL
O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um framework amplamente utilizado no setor de TI, como um conjunto de boas práticas e modelo de gestão de TI. A sua biblioteca vem sendo atualizada constantemente ao longo do tempo e a versão atual é a ITIL V4 2019.
O ITIL é composto por 5 volumes que listam 26 processos e funciona como uma referência de caminhos e boas práticas para o gerenciamento de serviços, dando uma estrutura para que essas rotinas sejam aplicadas, existindo assim, uma constante melhoria nos serviços.