Google Sites - Nuvem

O que é o serviço Google Sites?

De acordo com a definição da Google, disponível nessa página, o Sites permite que se "Crie sites interessantes e de alta qualidade de forma colaborativa para uma equipe, um projeto ou um evento. Os sites têm uma aparência ótima em todas as telas, de computadores a smartphones. E você não precisa aprender design ou programação".

Além, "O Sites facilita a exibição do trabalho da sua equipe, com acesso fácil a todo o conteúdo do Google Workspace , seja em uma pasta do Drive, em um Documento ou em uma Agenda compartilhada."

O site da DTIC (dtic.ifsc.edu.br) e o da Redes Sem Fio (redesemfio.ifsc.edu.br) são dois exemplos de soluções criadas no Google Sites.

Exemplo da interface de criação. Fonte: Google

Quem tem direito ao serviço?

1. Poderão ter páginas web os docentes do IFSC, com o objetivo de disponibilizar materiais de apoio para as aulas, compartilhar conteúdos pertinentes à formação do professor e divulgar projetos e ações desenvolvidos institucionalmente pelos mesmos, desde que não se sobreponham aos conteúdos publicados em canais de comunicação institucionais.

2. Os sites em nuvem podem ser usados por outros públicos e para outras finalidades, mediante autorização da Diretoria de Comunicação e conforme critérios estabelecidos no Art. 5º.

Como solicitar um site?

De acordo com a Resolução 002/2021 do Comitê de Governança Digital do IFSC, a solicitação de criação de páginas web pode ser feita da seguinte forma:

1. Enviar uma solicitação de criação de página web para a Dircom através do Sistema de Chamados (chamados.ifsc.edu.br), indicando a Diretoria de Comunicação e o Serviço de portais web, ou através do e-mail suporte.comunicacao@ifsc.edu.br;

Os critérios de avaliação pela Dircom levarão em consideração:

  1. A Política de Comunicação do IFSC e demais documentos norteadores;

  2. O uso dos portais oficiais de publicação de conteúdo de ensino, pesquisa e extensão para evitar a duplicação de conteúdo na página docente, SIGAA e Moodle;

  3. O uso do Portal Institucional e sites de câmpus

2. Se aprovada, a DTIC procederá com a habilitação do serviço ao solicitante;

3. A página web deve seguir os padrões estabelecidos pela Diretoria de Comunicação, disponibilizados no modelo denominado "IFSC", em templates.

Figura - Como selecionar a galera de modelos

Figura - Selecionar o modelo de Página Docente

Como usar o Google Sites?

Maiores informações sobre o Google Sites, desde adição de conteúdo, publicação e uso geral da ferramenta podem ser obtidas em https://support.google.com/sites/answer/6372878?hl=pt-BR

Normas aplicáveis

Para mais informações, consultar a Resolução 002/2021 do Comitê de Governança Digital do IFSC. A resolução dispõe sobre o estabelecimento de critérios para a criação e utilização de Sites em Nuvem no Instituto Federal de Santa Catarina.