LimeSurvey - Sistema de Questionários

O Limesurvey é um software livre que possibilita a aplicação de questionários online, contendo recursos necessários na criação tanto de questionários simples quanto complexos, envolvendo fluxo alternativo de perguntas, layouts, controle de acesso etc. Ainda, provê análise estatísticas dos resultados, incluindo gráficos e relatórios customizáveis.

No IFSC, uma nova versão do Limesurvey (https://limesurvey.ifsc.edu.br) foi disponibilizada, contendo novos recursos, como a autenticação única/integrada, mas também correções de bugs. As versões antigas do Limesurvey serão descontinuadas(reativar e criar questionário), porém ainda permanecerão ativas até o final de 2018 para consultas e exportação dos questionários para importação na nova instalação.

A utilização de autenticação única/integrada permite que o usuário autentique-se apenas uma vez e consiga acessar os vários sistemas institucionais sem a necessidade de informar novamente login e senha enquanto a sessão do navegador do usuário permanecer ativa. Como exemplo, pode-se citar o Google, onde seus diferentes serviços/sistemas (Gmail, Drive, Maps, Google+) compartilham uma única autenticação, facilitando a navegação do usuário.

No contexto do IFSC, o Provedor de Identidade – IdP, responsável pela centralização/integração da autenticação, já está em funcionamento, sendo possível, assim, que os atuais e novos sistemas possam ser adaptados para se beneficiarem desta facilidade. Dessa forma, buscou-se adaptar o sistema de formulários Limesurvey, onde através da evolução de um de seus plugins disponíveis, limesurvey-saml, foi possível integrá-lo ao IdP do IFSC, oferecendo novos recursos aos usuários.

No momento, é possível que qualquer servidor do IFSC acesse a área administrativa do Limesurvey (https://limesurvey.ifsc.edu.br/adm) e crie questionários, utilizando-se para o acesso, a mesma credencial IFSC informada nos demais sistemas (e-mail, DGP, SIG, intranet), não sendo mais necessário o cadastro manual pela DTIC. Ainda, pode-se aplicar restrição a questionários de acordo com o segmento a qual pertence o usuário.

Manuais

Para orientações quanto à utilização das funcionalidades padrões do limesurvey, pode-se consultar alguns manuais de instituições públicas mas também o manual oficial do limesurvey, os quais abordam os recursos com detalhes:

No entanto, para orientações quanto ao acesso/autenticação à nova versão do Limesurvey, às funcionalidades de restrição a questionários por segmento bem como de recursos já existentes, que se mostram interessantes na nova instalação, como importação/exportação e permissão de acesso, pode-se consultar os manuais a seguir: