Atribuições da TIC

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é parte estratégica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) para o cumprimento de sua missão de promover a inclusão e formar cidadãos, por meio da educação profissional, científica e tecnológica, gerando, difundindo e aplicando conhecimento e inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Missão: Atender as demandas institucionais por recursos de tecnologia da informação e comunicação e realizar a gestão destes recursos com efetividade.

Visão: Atuar com excelência no fornecimento de soluções de tecnologia da informação e comunicação ao IFSC.

Valores: São valores que deverão ser observados pela gestão de TIC:

  • Colaboração entre as equipes de TIC do IFSC para favorecer a solução de problemas comuns aos Câmpus e Reitoria;

  • Sustentabilidade como princípio na aquisição ou desenvolvimento desoluções de TIC;

  • Valorização das Pessoas pela melhoria contínua do relacionamento e atenção ao bem-estar, para aumento da satisfação pessoal e profissional;

  • Efetividade na entrega de serviços e soluções de TIC que atendam às expectativas dos usuários.

Como parte fundamental no cumprimento da missão institucional a Governança de TI do IFSC será de responsabilidade do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação, composto pela alta administração, áreas de negócio e áreas técnicas de TIC.

A estrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação é composta dela Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação na Reitoria e pelas Coordenadorias de Tecnologia da Informação e Comunicação dos Campus.

À Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação compete:

  • Propor políticas, planos e normas de governança ao CGTIC;

  • Promover políticas, planos e normas de segurança da informação;

  • Propor objetivos estratégicos de TIC em alinhamento ao Plano Estratégico Institucional;

  • Implantar instrumento de medição, avaliação e direção dos objetivos estratégicos de TIC;

  • Propor o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação;

  • Promover a transparência nas aquisições de bens e serviços de TIC;

  • Implantar ferramentas de gestão que aprimorem a governança de TIC.

Ao Departamento de Sistemas - DSI compete:

  • Utilizar as melhores práticas para gerenciamento de mudanças;

  • Manter banco de conhecimento dos sistemas de informação;

  • Mapear os processos de sua área e mantê-los atualizados de acordo com as diretrizes da CGovTIC;

  • Planejar e desenvolver soluções de TIC com foco no aluno;

  • Repassar a CGovTIC informações sobre sistemas de TIC novos ou descontinuados com o objetivo de manter atualizados o portfólio de sistemas de TIC.

À Coordenadoria de Governança de TI - CGovTI compete:

  • Promover a adoção de padrões e a implementação de processos que garantam o alinhamento estratégico entre TIC e as áreas de negócio do IFSC;

  • Gerenciar o portfólio de projetos das áreas de Infraestrutura e Sistemas;

  • Coordenar a elaboração/atualização do PETIC e PDTIC;

  • Elaborar políticas, normas e planos de governança e gestão de TIC;

  • Incentivar a elaboração de políticas, planos e normas relacionadas à segurança de TIC;

  • Mapear e modelar os processos de TIC em conjunto com as demais coordenadorias da DTIC;

  • Adequar processos de TIC às conformidades Legais;

  • Manter atualizadas as informações de TIC nos portais institucionais.

À Coordenadoria de Infraestrutura de Redes - CIR compete:

  • Utilizar as melhores práticas para gerenciamento de serviços;

  • Manter banco de conhecimento dos serviços de infraestrutura de redes;

  • Mapear os processos de sua área e mantê-los atualizados de acordo com as diretrizes da CGovTIC;

  • Implantar serviços de infraestrutura de redes que contemplem os objetivos estratégicos de TIC;

  • Repassar a CGovTIC informações sobre serviços de TIC novos ou descontinuados com o objetivo de manter atualizados o portfólio de serviços de TIC;

  • Elaborar os planos relacionados a gestão dos dados institucionais.

Às Coordenadorias de Tecnologia da Informação e Comunicação - CTIC compete:

  • Prestar assessoramento técnico ao Câmpus na definição e implementação de atividades, programas e projetos de comunicação e segurança de dados;

  • Auxiliar a DTIC na elaboração das políticas, planos e normas de governança de TIC atendendo as demandas solicitadas;

  • Utilizar as melhores práticas para gerenciamento de serviços;

  • Manter banco de conhecimento dos serviços disponíveis a comunidade do Câmpus;

  • Mapear os processos de sua área e mantê-los atualizados de acordo com as diretrizes da CGovTIC;

  • Repassar a CGovTIC informações sobre serviços de TIC novos ou descontinuados com o objetivo de manter atualizados o portfólio de serviços de TIC.

  • Compartilhar o conhecimento adquirido em capacitações custeadas pelo fundo de TI em reuniões do Fórum de TIC ou quando solicitado pela DTIC para assessoramento técnico em projetos do PDTIC;

  • Indicar representantes para composição de grupos de trabalho quando demandada pela DTIC através do Fórum de TIC.