Realização de Cópias de Segurança

Como indagado pelo NIC.BR[1], "você já imaginou o que aconteceria se, de uma hora para outra, perdesse alguns ou todos os arquivos armazenados nos seus equipamentos? Vídeos, imagens, músicas, documentos, e-mails, mensagens: qual é o valor desses arquivos para você?"

Existem várias formas de formas de realizar backups. E o Fascículo Backup da Cartilha de Segurança para Internet do NIC.BR apresenta algumas delas.

O Instituto Federal de Santa Catarina possui vários recursos para auxiliar no armazenamento seguro dos seus arquivos institucionais, sejam individuais ou do setor:


Por meio de acordo, o IFSC possui o serviço Google Workspace for Education Fundamentals, que disponibiliza para a instituição até 100TB de armazenamento nos diferentes serviços da empresa[2]. Portanto, é possível salvar os seus arquivos institucionais no Google Drive. 

Ainda, utilize o serviço Drives compartilhados para arquivos do seu setor, de modo que haja o fácil compartilhamento de arquivos e uso inteligente de recursos.

Para mais informações sobre este serviço, consulte a página Treinamento e ajuda do Google Drive, disponibilizada pela própria Google.


Utilizando a conta de email @ifsc.edu.br ou @aluno.ifsc.edu.br, através de um autocadastro no site Office 365 Education, é possível acessar o Office 365 Educação, que  permite utilizar as versões on-line do Word, Excel, PowerPoint, Microsoft Teams e OneDrive 1 TB de armazenamento online gratuito para cada conta registrada.


Se desejado, ainda é possível utilizar o Disco Virtual e o Minerva (no caso da Reitoria) para armazenar e compartilhar arquivos institucionais.

Os sistemas disponibilizados pelo IFSC estão cobertos pela Política de Backup, Retenção e Restauração de dados do IFSC


Ficou com dúvidas? Entre em contato com a CTIC (no caso de câmpus) ou DTIC (na Reitoria).

Se você quer saber mais sobre o assunto, consulte a notícia do NIC.BR Você tem backup? CERT.br lança fascículo com recomendações para realizar cópias de segurança, publicado em

https://www.nic.br/noticia/releases/voce-tem-backup-cert-br-lanca-fasciculo-com-recomendacoes-para-realizar-copias-de-seguranca/

Notas

[1] - NIC.BR é o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Site: https://nic.br/

[2] - 100 TB de armazenamento em nuvem em pool. Fonte: https://edu.google.com/intl/ALL_br/workspace-for-education/editions/compare-editions/