Segurança na instalação de softwares e aplicativos

Instalação de aplicativos em smartphones

Você sabia que o IFSC tem um aplicativo chamado “Meu IFSC” para ver suas notas, horários de aula e informações sobre disciplinas do curso? Para instalar de forma segura esse aplicativo, saiba que o processo não é simplesmente digitar o nome do aplicativo no serviço de busca favorito, clicar no primeiro link e instalar rapidamente.

Verifique a loja de aplicativos ou a fonte de download

Se o seu dispositivo possui o sistema operacional Android ou iOS, utilize a Google Play Store ou a App Store, respectivamente, para localizar o aplicativo.

Na dúvida, consulte o site do serviço. Vários aplicativos úteis possuem versões falsas que tem como objetivo o roubo de contatos, credenciais, informações bancárias e infecção do dispositivo.

Confirme as permissões necessárias

O aplicativo pode solicitar permissões durante a instalação ou uso. Desconfie de algum aplicativo que solicite permissões muito abrangentes ou não explique o porquê do uso dessas permissões. Um aplicativo que simule uma calculadora científica não deveria pedir o acesso ao GPS ou lista de contatos do dispositivo, por exemplo.

Veja as avaliações e comentários

Os comentários podem indicar problemas em funcionalidades do aplicativo, alguma tentativa de fraude ou ajudar a confirmar a segurança dele.

Atualize periodicamente

Faça atualizações periódicas dos aplicativos instalados no seu dispositivo. Essas atualizações podem conter melhorias de segurança, funcionalidade e usabilidade.

Instalação de softwares em computadores

Essas dicas se aplicam aos 3 principais Sistemas Operacionais em utilização: O Microsoft Windows, o macOS e o Linux (com suas inúmeras distribuições)..

Pirataria e software original

Utilize apenas programas originais devidamente licenciados.

A utilização de programas piratas, modificados ou desbloqueados pode expor o computador, após a instalação do programa modificado, a vulnerabilidades e problemas de segurança. O desenvolvedor desse mecanismo de desbloqueio pode, intencionalmente, ter criado mecanismos maliciosos.

Se não é possível adquirir a licença de utilização, procure programas alternativos gratuitos que sejam semelhantes.

Fonte de instalação

Verifique se a origem de instalação do programa é confiável.

Instale programas conforme indicado pelo fornecedor ou procedimentos padronizados pela instituição e divulgados nos canais de atendimento oficiais.

Software gratuito, trial e pago

Softwares gratuitos não requerem pagamento para utilização das funcionalidades.

Os softwares pagos, por sua vez, requerem o pagamento da licença/pacote/serviço para acesso parcial ou total às funcionalidades.

É comum também a liberação temporária das funcionalidades pagas de um software em modo de avaliação. Geralmente por até 30 dias, em modo trial (teste).

Atualizações de segurança

Atualize seu Sistema Operacional e os programas instalados com frequência. Os programas em desuso, sem serventia ou obsoletos podem ser desinstalados.

Essas práticas ajudam a manter a utilização de disco reduzida, na redução de riscos de vulnerabilidades antigas.