Instalação e configuração de Antivírus

Instalação e configuração de Antivírus

Os antivírus, de forma geral, são programas com o objetivo de prevenir, detectar e remover ameaças em dispositivos. Há registros desde 1987 de documentação desenvolvida para remover programas maliciosos. Ainda, continuamente novas ameaças podem comprometer a segurança dos sistemas e recursos institucionais, gerando a necessidade de constante atualização e aprimoramento dos recursos e sistemas de segurança, seja por atualização dos softwares antivírus ou a própria segurança do Sistema Operacional.

Por padrão, os computadores do IFSC possuem sistema operacional Windows (7, 8, 10 e 11) ou Linux (Ubuntu, Debian, CentOS). Algumas unidades do IFSC podem também oferecer também softwares antivírus adicionais. Em caso de dúvidas, contate a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da sua unidade.

Windows 10 e 11 - Geral

A Microsoft oferece diversas dicas e sugestões para aumentar o nível de segurança para o Windows 10 e 11. Acesse a página Ficar protegido com a Segurança do Windows para ver as principais informações e siga os procedimentos sugeridos nos links. Adicionalmente, outras opções são:

  • Proteção contra vírus e ameaças - Monitore as ameaças ao seu dispositivo, execute verificações e obtenha atualizações para ajudar a detectar as ameaças mais recentes.

  • Proteção de conta - Acesse opções de entrada e configurações de conta, incluindo o Windows Hello e o bloqueio dinâmico.

  • Firewall e proteção de rede - Gerencie as configurações de firewall e monitore o que está acontecendo em suas redes e conexões com a internet.

  • Controle de aplicativo e navegador - Atualize as configurações do Microsoft Defender SmartScreen para ajudar a proteger seu dispositivo contra aplicativos, arquivos, sites e downloads potencialmente perigosos. Você também terá o Exploit Protection e poderá personalizar as configurações de proteção para seus dispositivos.

  • Segurança do dispositivo - Examine as opções de segurança internas para ajudar a proteger seu dispositivo contra ataques por software mal-intencionado.

  • Desempenho e integridade do dispositivo - Exiba informações de status sobre a integridade do desempenho do seu dispositivo e mantenha-o limpo e atualizado com a versão mais recente do Windows.

  • Opções da família - Mantenha o controle das atividades online das crianças e dos dispositivos em sua casa.

Por padrão o Microsoft Defender Antivirus vem instalado no computador.

Windows 7 - Geral

O Windows 7 foi descontinuado para uso geral em 14 de junho de 2020, conforme informação da Microsoft sobre na página Windows 7 - Microsoft Lifecycle. Dessa forma, o uso dessa versão não é mais recomendado e a Microsoft não oferece mais atualizações de segurança.

A ação recomendada é a atualização para uma versão mais recente do Windows (10 ou 11) ou instalação de uma distribuição do Linux.

Outras soluções

Se a solução provida em sua unidade é diferente, contate a respectiva Coordenadoria de Tecnologia da Informação.