Assinatura de documentos com o Foxit PDF Reader
Após seguir o manual https://dtic.ifsc.edu.br/manuais/assinatura-de-documentos-icpedu e realizar o download do arquivo do certificado, no passo 11 (arquivo .p12)
Abrir o qualquer arquivo pdf no Foxit PDF Reader:
Clicar em Proteger-→ Assinar & Certificar – IDs Digitais:
Clicar em Adicionar ID→ Minha ID Digital de um Arquivo –> Próximo
Depois, em Examinar, selecionar a pasta onde armazenou o seu Certificado. Selecionar o mesmo e clicar em Abrir e depois digitar a SENHA do Certificado e clicar em Próximo.
Clicar em Concluir
Se tudo ocorreu normalmente, o certificado aparecerá na lista:
Depois clique Detalhes do Certificado→ Instalar Certificado
Siga clicando em: Local do Repositório: Usuário Atual (somente aparecerá para seu usuário logado no computador). → Avançar → Selecionar Automaticamente o repositório de certificados conforme o tipo de certificado – Avançar → Concluir
Para Realizar a Assinatura do PDF, abra o documento no FoxIt PDF Reader. Selecione: Proteger → Assinar e Certificar –> Colocar Assinatura.
Faça uma seleção no local onde deve ficar a ASSINATURA DIGITAL:
Na janela Assinar Documento, informe a SENHA do certificado. Em Localização, insira o texto: Validar assinaturas em: https://v.ifsc.edu.br .Em Razão, Escolha a opção que desejar a sua necessidade. E clique em Assinar. Será gerado um novo arquivo assinado que ficará salvo na mesma do original.
Para verificar a validade de um documento assinado digitalmente, clique sobre a assinatura, em seguida clique em Propriedades da assinatura.
Clique em Mostrar Certificado, depois em Adicionar aos Certificados Confiáveis e depois em OK e OK novamente.
Após este procedimento, serão apresentadas as informações do Status da Validação da Assinatura.
A outra forma de validar um documento digital, é acessando o site Validar assinaturas em: https://v.ifsc.edu.br ou https://assina.ifsc.edu.br/verificador/index.xhtml e carregar o arquivo. Deverá a apresentar uma tela semelhante a esta:
Tutorial originalmente desenvolvido por Fábio Meincheim, do IFSC Câmpus Jaraguá do Sul - RAU