Exportar/Importar Questionário

Para reutilizar os questionários existentes nas instalações antigas do limesurvey no IFSC é possível fazer uso do recurso de exportação e importação do limesurvey, onde, basicamente, faz-se a exportação do questionário desejado na instalação antiga e importa-se o mesmo no novo limesurvey. A seguir, são apresentados os passos para o procedimento citado com mais detalhes.

Exportação

Primeiramente, é preciso obter o arquivo que representa o questionário exportado. Para tal, deve-se acessar a área administrativa da instalação antiga do limesurvey do IFSC, selecionar o questionário desejado e clicar no ícone de exportação, conforme indicado na figura abaixo.

Por fim, deve-se escolher a opção “Arquivo XML…”, a qual gerará um arquivo com extensão “.lss” que deverá ser armazenado para a etapa da importação.

Importação

Com o arquivo “.lss” em mãos, pode-se iniciar a etapa de importação. Inicialmente, deve-se acessar a área administrativa da nova instalação do limesurvey, a saber, https://limesurvey.ifsc.edu.br/admin, e proceder com a criação de um questionário, conforme apresentado na figura a seguir.

No entanto, na tela de cadastro de questionário, ao invés de fornecer os dados do questionário, deve-se acessar a aba importar e carregar o arquivo “.lss” obtido na etapa de exportação.

Em caso de sucesso, será exibido um resumo da importação com os quantitativos de perguntas, grupos etc. Assim, é interessante que se verifique a correta importação do mesmo, analisando-se sua estrutura e informações, antes da ativação do mesmo.

No entanto, dependendo da complexidade do questionário, pode ocorrer problemas na importação, sendo necessário, assim, cadastrá-lo manualmente.