Processos de Governança de TIC - CGovTIC
Elaboração/Alteração de Políticas de TIC
Processo atendido pela Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Aplicado a elaboração/alteração de políticas de TIC.
A CGovTIC irá verificar a existência de política, caso exista ela deve ser usada como base para nova versão;
CGovTIC deve elaborar/alterar política existente conforme necessário e encaminhar a Minuta da Política para apreciação do CGTIC;
O CGTIC aprecia a Política em questão e sugere alterações:
Caso tenha alterações a ser realizadas é reencaminhada para a CGovTIC realizar as alterações e volta ao passo 2;
Caso não tenha alterações, vai para o passo 4.
O CGTIC verifica o âmbito da política:
Se for de Segurança, deve encaminhar a minuta para o CGSI para apreciação e sugestão de alterações, caso exista novas alterações volta a CGovTIC, passo 2;
Se for de Governança vai direto para o passo 5.
O Consup aprova/reprova a Política em questão:
Caso a política seja reprovada é encaminhado para a CGovTIC realizar as alterações necessárias, passo 2;
Caso a política seja aprovada vai para o passo 6.
Consup encaminha política para publicação através de resolução.
Obs. Fim: Após a publicação da Política é possível fazer o plano equivalente, caso necessite.
Elaboração/Alteração de Planos de TIC
Processo atendido pela Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Aplicado a elaboração/alteração de planos de TIC.
Obs. Inicio: Com a política elaborada e publicada é possível desenvolver o plano equivalente.
A CGovTIC irá verificar a existência de plano:
Caso exista, a CGovTIC deve desenvolver o relatório de resultados do ano anterior;
O CGTIC deve apreciar relatório de resultados do ano anterior. Segue para o passo 2;
Caso não exista Plano anterior segue para o passo 2.
A CGovTIC define metodologia a ser utilizada para o plano, analisando normas e demais documentações disponível pelo governo;
CGovTIC deve elaborar/alterar plano existente conforme necessário e encaminhar a Minuta da Plano para apreciação do CGTIC;
O CGTIC aprecia o Plano em questão e sugere alterações:
Caso tenha alterações a ser realizadas é reencaminhada para a CGovTIC realizar as alterações e volta ao passo 3;
Caso não tenha alterações, vai para o passo 5.
O CGTIC verifica o âmbito do Plano:
Se for de Segurança, deve encaminhar a minuta para o CGSI para apreciação e sugestão de alterações, caso exista novas alterações volta a CGovTIC, passo 3;
Se for de Governança vai direto para o passo 6.
O CODIR aprecia o Plano em questão:
Caso o Plano seja reprovada é encaminhado para a CGovTIC realizar as alterações necessárias, passo 3;
Caso o Plano seja aprovada vai para o passo 7.
CODIR encaminha o Plano para publicação através de resolução.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC
Processo atendido pela Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Esse plano, juntamente com o PETIC, por serem planos institucionais, seguem um processo mais amplo do que os demais.
A CGovTIC irá verificar a existência de plano:
Caso exista, a CGovTIC deve desenvolver o relatório de resultados do ano anterior;
O CGTIC deve apreciar relatório de resultados do ano anterior. Segue para o passo 2;
Caso não exista Plano anterior segue para o passo 2.
A CGovTIC analisa a organização de TIC (processos, organograma, arquitetura, inventário de recursos);
A CGovTIC identifica necessidades de TIC (pessoas, soluções e infraestrutura – 5w2h, PAT Campus, PETIC) e gera o “Catálogo de Serviços de TIC”;
A CGovTIC prioriza/atualiza critérios de priorização (Matriz GUT) e gera “Princípios e Diretrizes” atualizados;
A CGovTIC define/planeja metas/ações e gera “Plano de Metas e Ações”;
A CGovTIC planeja ações de pessoal e gera o “Plano de Gestão de Pessoas de TIC”;
A CGovTIC planeja investimentos e custeios e gera o “Plano de Investimentos e Custeio de TIC”;
A CGovTIC consolida proposta orçamentária de TIC e gera a “Proposta Orçamentária de TIC”;
A CGovTIC atualiza critérios de aceitação de riscos;
A CGovTIC planeja o gerenciamento de riscos de TIC e gera o “Plano de Gestão de Riscos”;
CGovTIC consolida a Minuta da PDTIC para apreciação e encaminha ao CGTIC;
O CGTIC aprecia o PDTIC e sugere alterações:
Caso tenha alterações a ser realizadas é reencaminhada para a CGovTIC realizar as alterações e volta ao passo 11;
Caso não tenha alterações, o CGTIC encaminha o Plano para o CODIR e vai para o passo 13.
O CODIR aprecia o PDTIC e sugere alterações:
Caso tenha alterações a ser realizadas é reencaminhada para a CGovTIC realizar as alterações e volta ao passo 11;
Caso não tenha alterações, o CODIR encaminha o Plano para aprovação do CONSUP e vai para o passo 14.
O CONSUP aprecia o PDTIC:
Caso o Plano seja reprovada é encaminhado para a CGovTIC realizar as alterações necessárias e volta ao passo 11;
Caso o Plano seja aprovada vai para o passo 15.
CONSUP encaminha PDTIC para publicação através de resolução.
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação – PETIC
Processo atendido pela Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Esse plano, juntamente com o PDTIC, por serem planos institucionais, seguem um processo mais amplo que os demais.
A CGovTIC irá verificar a existência de PETIC de ano anterior:
Caso exista, a CGovTIC deve desenvolver o relatório de resultados do ano anterior;
O CGTIC deve apreciar relatório de resultados do ano anterior. Segue para o passo 2;
Caso não exista PETIC anterior segue para o passo 2.
A CGovTIC realiza levantamento organizacional de TIC (PDI);
A CGovTIC realiza levantamento de formação acadêmica e capacitações realizadas pelos servidores de TIC e gera “Banco de Talentos”;
A CGovTIC define metodologias de trabalho (BSC, Swot);
A CGovTIC realiza levantamento de diretrizes para o plano (seguindo EGD);
A CGovTIC realiza análise swot (estratégias de reforço, confronto, defesa e ofensivas);
A CGovTIC identifica/define objetivos estratégicos (BSC);
A CGovTIC define metas, indicadores e iniciativas para cada objetivo estratégico (iniciativas: ITL, COBIT);
CGovTIC consolida a Minuta da PETIC para apreciação e encaminha ao FORTIC;
O FORTIC aprecia o PETIC e sugere alterações:
Caso tenha alterações a ser realizadas é reencaminhada para a CGovTIC realizar as alterações e volta ao passo 9;
Caso não tenha alterações, o FORTIC encaminha o Plano para o CODIR e vai para o passo 11.
CODIR aprecia o PETIC e sugere alterações:
Caso tenha alterações a ser realizadas é reencaminhada para a CGovTIC realizar as alterações e volta ao passo 9;
Caso não tenha alterações, o CODIR encaminha o Plano para o CGTIC e vai para o passo 12.
O CGTIC aprecia o PETIC e sugere alterações:
Caso tenha alterações a ser realizadas é reencaminhada para a CGovTIC realizar as alterações e volta ao passo 9;
Caso não tenha alterações, o CGTIC encaminha o Plano para aprovação do CONSUP e vai para o passo 13.
O CONSUP aprecia o PETIC:
Caso o Plano seja reprovada é encaminhado para a CGovTIC realizar as alterações necessárias e volta ao passo 9;
Caso o Plano seja aprovada vai para o passo 14.
CONSUP encaminha PETIC para publicação através de resolução.
Aquisição de TIC
Processo atendido pela Coordenadoria de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação e apresenta todas as aquisições (pregões) efetuados pelas TICs do IFSC.
O Requisitante elabora o Documento de Oficialização de Demandas (DOD);
A Diretoria de Administração avalia o DOD:
Se aprovado, o Requisitante solicita a portaria para a indicação da Equipe de Planejamento;
Se reprovado, a Diretoria de Administração retorna para o Requisitante e retorna ao Passo 1.
A Equipe de Planejamento elabora o Estudo Técnico preliminar;
A Equipe de Planejamento elabora o Mapa de Gerenciamento de Riscos;
A Equipe de Planejamento elabora Edital e cadastra no SIPAC;
A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) elabora planilha com itens do processo e códigos SIPAC;
A DTIC verifica a abrangência do Edital:
Se for apenas para DTIC, a DTIC realiza estimativas dos itens e vai para o Passo 8;
Se for TIC geral, a DTIC encaminha a Planilha para estimativas dos itens junto aos Câmpus e pró-reitorias;
DTIC recebe retorno de estimativas dos Câmpus e pró-reitorias e vai para o passo 8;
A DTIC realiza Pesquisa de Preços e insere no SIPAC;
A DTIC emite Relatórios de Requisição, Pesquisa de Preços e Quadro de Especificações Mínimas;
A DTIC junta os documentos físicos ao processo;
A Diretoria de Administração formata o processo e encaminha para a Procuradoria Geral Federal (PGF);
A Diretoria de Administração recebe o retorno da PGF;
A Diretoria de Administração publica a data de realização do Pregão Eletrônico no Portal de Compras Governamentais;
Na data de realização do Pregão, a DTIC recebe e avalia as propostas:
Se aprovada, a Diretoria de Administração homologa o Pregão;
A Diretoria de Administração registra a Ata de Registro de Preços (ARP);
A Diretoria de Administração publica a ARP;
O Requisitante solicita empenho e finaliza o processo;
Se reprovado, a DTIC chama o próximo colocado no pregão e retorna ao passo 14, caso tem tenha mais colocados o Item é cancelado.