Infraestrutura e Redes - CIR

Criação de Listas de E-mail

Este processo é interno à coordenação de Redes e Infraestrutura, quando um servidor solicita a criação de uma lista (via processo de comunicação/chamados DTIC). O gerenciamento da lista é realizado pelo servidor responsável pela lista.

OBS: O Solicitante deve observar as instruções da IN 03/2014 antes de demandar a lista.

  1. O Solicitante demanda criação de lista de e-mail via chamado (Para saber como abrir um chamado clique aqui);

  2. O representante da DTIC/CIR irá analisar a solicitação:

    1. Caso não tenha recebido todas as informações pertinentes é encaminhado solicitação de revisão ao Solicitante;

    2. Solicitante revisa a solicitação e responde via chamado;

    3. Caso as informações estejam de acordo vai para o passo 3.

  3. Representante da DTIC/CIR cria a lista (DGP -> LDAP -> Listas);

  4. O Sistema encaminha um e-mail para o administrador da lista criada (o administrador é definido pelo solicitante, podendo ser o mesmo);

  5. O administrador deve fazer a inscrição de usuários em massa para iniciar o envio de e-mails.

OBS: Após a inscrição em massa de usuários vai para o processo de gerenciamento de listas de e-mails.

Para obter mais informações sobre listas de e-mail clique aqui.

Criação de Contas de E-mail

Processo gerenciado pela Coordenadoria de Redes e Infraestrutura, representa a criação de contas de e-mail para servidores (realizado pelo DGP), criação de e-mail para aluno (gerenciado pelos RAs) e criação de e-mail para bolsistas/tutores/institucionais (gerenciado pela DTIC).

  1. A Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Registro Acadêmico (RA) ou Servidor responsável verifica o tipo de pessoa a ser criado o e-mail;

    1. SERVIDOR:

      1. Se servidor ingressou pelo sistema de Concurso, a DGP o autocadastro do servidor, vai para o passo 1.1.3;

      2. Se servidor ingressou de outras formas (redistribuição…), a DGP efetua o cadastro do servidor, vai para o passo 1.1.3;

      3. O servidor imprime os documentos e assina;

      4. A DGP faz a validação no sistema;

      5. O e-mail é criado e leva em torno 20 minutos para a disponibilização, finaliza o processo neste passo;

    2. ALUNO:

      1. Se aluno ingressou pelo Sistema de Seleção, o RA efetua o autocadastro do aluno, vai para o passo 1.2.3;

      2. Se aluno ingressou de outras formas o RA efetua o cadastro do aluno, vai para o passo 1.2.3;

      3. O Aluno cria login e senha no SIGAA;

      4. É realizada a sincronização automática dos dados com o GoogleApps;

      5. O e-mail é criado e leva em torno de uma hora para ser disponibilizado, finaliza o processo neste passo;

    3. BOLSISTA, TUTOR, SETORIAL:

      1. Servidor deve abrir chamado para a DTIC (caso da reitoria) ou CTIC (caso de Campus);

        1. Caso o email seja para Tutor/Bolsista, a TIC cria o e-mail com 2 GB, leva em torno de 20 minutos para o e-mail estar disponível, finaliza o processo neste passo;

        2. Caso o email seja Setorial (FG), a TIC cria o e-mail com 10 GB, leva em torno de 20 minutos para o e-mail estar disponível, finaliza o processo neste passo;

        3. Caso o email seja Setorial (CD), a TIC cria o e-mail com 20 GB, leva em torno de 20 minutos para o e-mail estar disponível, finaliza o processo neste passo;

Todas as informações relevantes de e-mail está na IN 05/2018.

Gerenciamento de Contas de E-mail

Processo realizado pela Coordenadoria de Infraestrutura e Redes. Este processo fornece a solicitação e recuperação de senhas e logins de servidores, bolsistas, tutores e alunos.

  1. Deve ser verificado o tipo de e-mail a recuperação de senha/login:

    1. ALUNO: Aluno solicita recuperação de login ou nova senha via SIGAA;

    2. SERVIDOR/BOLSISTA/TUTOR/SETOR:

      1. O solicitante efetua a requisição pelo e-mail pessoal, o qual está cadastrado no Sistema DGP;

      2. O solicitante efetua a requisição diretamente para a TIC;

      3. TIC encaminha nova senha/login para solicitante.

Manutenção de Infraestrutura

Este processo é um subprocesso “Resolução de Chamados” de Comunicação DTIC. É interno à Coordenação de Infraestrutura e Redes.

  1. Assim que chega o chamado para a Coordenação de Infraestrutura e Redes, o responsável pelo atendimento verifica se deve ser atendido de forma remota ou localmente:

    1. Caso a resolução possa ser realizada remotamente, o responsável pelo atendimento resolve o problema e o solicitante recebe a resolução por e-mail, termina o processo neste passo;

    2. Caso a resolução seja feita localmente é feito o diagnóstico da solicitação pelo responsável;

    3. O responsável realiza a manutenção necessária e o solicitante recebe a resolução do chamado por e-mail, termina o processo neste passo.