Serviços
Portfólio de Serviços
Aqui encontram-se todos os serviços entregues/mantidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC). São compostos por serviços ativos, em desenvolvimento e em desuso.
Catálogo de Serviços
Aqui encontram-se todos os serviços entregues/mantidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) que estão em uso/ativos.
Template de Serviços
Cada serviço descrito nos documentos Portfólio e Catálogo de Serviços possuem o template de especificação a seguir:
Template para especificação de Serviços
Nome do Serviço:
(Exemplo de serviço para copiar e colar)
Status Atual do Serviço:
(Por exemplo: “Proposta”, “definido”, “projetado”, “Em testes”, “testado”, “Liberado”, “Em operação”, “aposentado”)
Tipo de Serviço:
(Voltados para o cliente de serviços (serviços entregues aos clientes) ou de apoio / assistência técnica (invisível para os clientes, usados para sustentar voltadas aos clientes de serviços) Interno / externo: serviço fornecido Internamente ou um serviço provenientes de um fornecedor de serviço externo)
Proprietário de serviço:
(Setor responsável)
Os clientes:
(Alunos, Servidores, Estagiários, Bolsistas e Tutores, citando a abrangência dos Campus do IFSC que adotaram a solução)
Contatos e procedimentos para se inscrever para o serviço:
(Citar formas de acesso, canais para inscrição e suporte)
Descrição do Serviço:
(Descrição completa do serviço)
Processos de negócios suportados:
(atividades no lado cliente suportado pelo serviço)
Justificativa de negócio:
(valor agregado do ponto de vista do negócio)
Resultado desejado em termos de utilidade:
(exemplo: Maior acesso a informação sobre funcionários da organização no apoio ao Planejamento de capacitação)
Resultado desejado em termos de garantia:
(exemplo: “O acesso a informação será garantido ao departamento de Recursos Humanos de maneira segura, restrita e confiável”)
Custos e preço:
(valores, pregão, opensource…)
Dependências:
(Serviços Necessários Serviços de Infraestrutura (Serviços de Infraestrutura em que este serviço depende)
Serviços suportados:
(outros serviços que dependem deste serviço)
Componentes e Itens de Configuração:
(Itens de Configuração importantes , dos quais este serviço depende)
Mudanças planejadas para o serviço:
(Se houver)
Referências a planos pertinentes:
(Políticas e Planos)